top of page

O QUE É PET? 

    O Programa de Educação Tutorial (PET) busca proporcionar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. 

   

 

cópia_de_21198434_1545078898883798_1896

    O PET constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

        Hoje, o PET é considerado um movimento que levanta a bandeira da qualidade no ensino superior da nação. Inicialmente denominado de Programa Especial de Treinamento e hoje intitulado de Programa de Educação Tutorial, o PET foi criado em 1979, e durante 20 anos esteve sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior- SESu/MEC. O PET tem uma característica única com relação aos outros programas de capacitação do ensino superior, pois é o único que atinge o tripé das universidades: a pesquisa, o ensino e a extensão.

  O apoio é concedido ao curso por um periodo indeterminado e, ao bolsista, até a conclusão da sua graduação. Os alunos selecionados são comprometidos até o final da graduação com, no mínimo, doze horas semanais de dedicação ao PET. Não podem ter reprovações curriculares, devem estudar uma segunda língua, ter capacidade de leitura, pesquisa, iniciativa, crítica, trabalho em equipe, expressão oral e argumentação.

    Além das atividades beneficiárias ao crescimento do grupo, o programa tem claros efeitos multiplicadores. Os bolsistas normalmente são modelos exemplares e catalisadores de interesse de colegas e as atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Em conclusão, os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo e troca de experiências.

bottom of page